Batista

29/05/2012 19:24

 

- INTRODUÇÃO

 

Não existe nenhuma igreja que tem exclusividade de ter todos os salvos no mundo como membro dela. Nenhuma denominação qualquer é dona da verdade ou tem a chave do céu ou do inferno. Cristo é A Verdade, portanto, Ele é o Dono da Verdade (Jo. 14.6). A chave do céu e o inferno pertence a Jesus (Ap. 1.18; 3.7).

Observa-se que nenhuma igreja é a coleção de todos os salvos no mundo. A Bíblia usa a palavra "igreja" para referir-se a uma reunião de pessoas que tem fins específicos. Por exemplo, em Atos 19.39.

Infelizmente é evidente uma confusão hoje sobre o que é um Batista. Muitos pensam que os Batistas são Protestantes e saíram da igreja católica. Outros pensam por terem o nome Batista, os Batistas começaram no século XVI quando o nome Batista veio ser popular. Outros pensam que os Batistas são iguais às muitas igrejas que imergem os adeptos delas. São errôneas todas estas idéias que muitos têm sobre os Batistas.

A Igreja Batista tem um começo Bíblico pois foi constituída no tempo certo. A Igreja neotestamentária começou durante o ministério público de Jesus. Até o tempo da ascensão de Jesus essa Igreja tinha o seu começo, uma membresia, a suas duas ordenanças, um tesoureiro, o seu pastor, ela praticou a disciplina e tinha as suas doutrinas e comissão. Tudo isso antes do dia de Pentecostes. No dia de Pentecostes essa Igreja foi autenticada do céu publicamente. Os que foram salvos e batizados no dia de Pentecostes foram agregados àquela instituição já existente e que contava com no mínimo 120 membros (At. 1.15; 2.41). A Igreja Batista pode dizer que é neotestamentária pois foi instituída corretamente, ou seja, durante o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo.

Para ser Bíblica não pode ser como a Igreja Católica ou as igrejas da Reforma (Presbiteriana, Luterana, Anglicana). Essas permitem ter entre os seus membros os que não se arrependeram ou confessaram uma fé pessoal em Cristo. Também permitem outros abusos de doutrina tais como o batismo infantil, o batismo pela aspersão, a transubstanciação, e a consubstanciação. Por isso sou Batista.  

SOU BATISTA PORQUE:

Cristo consumou a obra da salvação na cruz e o Seu Pai ressuscitando-O deu certeza a todos que Ele aceitou a obra consumada do Seu Filho (At. 17.30-31). Na Bíblia, a observação de uma ordenança eclesiástica nunca é posta entre a fé em Cristo e a salvação. Foi Cristo quem morreu e quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à destra de Deus onde intercede pelos Seus. Não existe uma condição de observar uma ordenança da igreja para ser salvo (Rm. 8.34). Quem confia neste evangelho de Jesus Cristo tem a vida eterna agora (Jo. 3.36; 5.24) e para sempre (Jo. 10.27-28). Este foi o Evangelho que o próprio Filho de Deus pregou aqui na terra (Mt. 4.17, 23). Quando Cristo foi para o céu Ele legou este mesmo Evangelho para os Seus discípulos pregarem.

Conclusão – Mesmo que nenhuma igreja tenha o poder de salvar ou mantém alguém nessa condição, e mesmo que nenhuma igreja tem exclusividade de ser a única que tem os salvos como membros, existe um tipo de igreja que é bíblica e verdadeira. Essa igreja verdadeira é neotestamentária. Essa igreja verdadeira tem Jesus Cristo como Fundador;

QUEM SÃO OS BATISTAS BÍBLICOS

 

1.SOMOS CRISTÃOS

Somos cristãos por escolha própria e somos discípulos decididos de Jesus. Jesus é nosso único e suficiente Salvador e Senhor. Reconhecemos que não somos os únicos discípulos de Jesus mas é nosso desejo seguir a Jesus de acordo com as nossas convicções bíblicas (Atos 11:26), e no poder do Espírito Santo .

2.SOMOS MEMBROS DE IGREJAS LOCAIS

Cremos que o crente deve ser um membro fiel e ativo duma Igreja Local para cumprir o mandamento de Jesus de Evangelizar, Batizar, Ensinar e Observar todos os mandamentos. Estes quatro alvos são a razão da existência da Igreja local e a razão para a nossa participação nela. (Mateus 28: 18-20; Hebreus 10:24-25).

 

3.SOMOS BATISTAS

Em primeiro lugar, as nossas igrejas são Igrejas Cristãs com Cristo como o cabeça da Igreja. Nós usamos o nome Batista ou Batista Bíblico porque defendemos os sete distintivos históricos das Igrejas Batistas* e usamos o modelo Batista de liderança nas Igrejas locais reconhecendo dois cargos de liderança: o de Pastor e o de Diácono. Nossas Igrejas são Igrejas Batistas tradicionais e não carismáticas.

4.SOMOS A FAVOR DA COMUNHÃO ENTRE IGREJAS DA MESMA FÉ E ORDEM

Fazemos parte da Convenção Batista Paraibana para melhor cumprirmos os mandamentos de Jesus encontrados em Mateus 28:18-20. A Comunhão existe para apoiar a Igreja Local mas não tem poder sobre assuntos internos das Igrejas. Usamos a palavra "Comunhão" para melhor demonstrar a natureza voluntária do nosso relacionamento entre as Igrejas. (Atos 15)

5.SOMOS BÍBLICOS

Somos convictos que a Bíblia deve ser nosso livro de estudo em nossas igrejas. O uso ou não de literatura de qualquer tipo dentro da igreja local deve ser decidido pela liderança da Igreja Local sem pressão de outras Igrejas ou da própria Comunhão. Um sistema centralizado usado pelas grandes denominações das Igrejas Evangélicas e Batistas para a produção de literatura semanal é ao nosso ver eficiente mas perigoso. A experiência destas mesmas denominações prova que doutrinas não Bíblicas podem entrar em todas as Igrejas Locais através duma só fonte de erro ou liberalismo.

Por essa razão, insistimos que a Igreja Local tenha sua autonomia na escolha de materiais, literatura e programações. Reconhecemos o fato de que a cooperação a nível nacional produz resultados bons e pode ser aproveitada mas cada Igreja Local deve ser livre de participar ou não, de acordo com a sua própria consciência, sem constrangimento ou ameaça de censura. (João 5:39; II Timóteo 3: 16-17; Salmos 119: 105)

6. SOMOS MISSIONÁRIOS

Cremos que todo crente deve participar da obra missionária. Sabemos que Deus escolhe pessoas para trabalhar no campo missionário integralmente e estas pessoas merecem o apoio das Igrejas e da Comunhão de Igrejas. Estes candidatos para trabalho missionário devem ser aprovados em primeiro lugar na sua própria Igreja Local. Para receber o apoio da Comunhão de Igrejas, o candidato também deve ser aprovado pelo departamento de Missões da Comunhão de acordo com normas já estabelecidas pelas Igrejas. Uma vez aprovado na sua Igreja Local e pela Comunhão, o candidato deve apresentar o seu programa de trabalho às Igrejas pessoalmente. A decisão de sustentar o candidato financeiramente fica com cada Igreja Local. A Comunhão não o sustentará mas, sim, as Igrejas Locais através das suas ofertas enviadas diretamente ao candidato aprovado ou através do departamento de Missões da Comunhão. O candidato receberá 100% da oferta designada a ele. Se uma Igreja quiser enviar ofertas não designadas para missões, o departamento de missões assumirá a responsabilidade de escolher o seu destino na obra. (Atos 13: 1-3; Fil 4: 14-16)

7. SOMOS OBREIROS

Cremos que o Senhor Jesus quer que o seu amor se manifeste através de nossas boas obras e do nosso amor. A nossa fé deve ser demonstrada pelas obras de nossas Igrejas. Todos os projetos da CONCENÇÃO BATISTA PARAIBANA e das Igrejas Locais devem cooperar para o cumprimento da tarefa que Jesus nos deixou em Mateus 28: 18-20. Estes projetos incluem escolas, orfanatos, acampamentos, institutos, faculdades e outras entidades especializadas. Todos estes sempre devem estar ligados às Igrejas Locais das quais também devem depender para o sustento espiritual e material (Tiago 1: 19-27; 2: 14-26).

8. SOMOS DEDICADOS À PREPARAÇÃO DE OBREIROS

Cremos que o treinamento e preparação de futuros pastores, missionários e obreiros, deve ser diretamente ligado à Igreja Local mas reconhecemos o fato de que este trabalho precisa de cooperação entre as Igrejas. Por esta razão a Comunhão de Igrejas apoiará o desenvolvimento de institutos e Faculdades no País. Para garantir a ligação com as Igrejas Locais, a Diretoria de cada instituição deve ser composta de pastores Batistas Bíblicos que escolherão administradores e professores de acordo com normas estabelecidas pelas Igrejas. (II Timóteo 2: 1-2; II Timóteo 3: 14-17)

9. SOMOS FUNDAMENTALISTAS

As Igrejas Batistas são Igrejas fundamentalistas. Isso quer dizer que nós defendemos contra qualquer ataque contra as doutrinas básicas da fé cristã. Não aceitaremos no nosso meio pessoas ou Igrejas que neguem as doutrinas cardiais da Bíblia (Romanos 16: 17-20), e por esta razão nenhuma de nossas Igrejas fará parte do Concílio Mundial de Igrejas ou qualquer de suas organizações.

10. SOMOS SEPARADOS DO MUNDO

Acreditamos que o crente verdadeiro deve viver uma vida santa e separada do mundo. Cabe à Igreja Local determinar as suas exigências para manter o rebanho seguro e puro (João 17: 15-16; Romanos 12: 1-2; I João 2: 15)

 

Os Seis Princípios - Pilares da Declaração Doutrinária dos Batistas da Convenção Batista Brasileira

Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:

 

- A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

  O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e  autônoma, formada de pessoas regeneradas e 0biblicamente batizadas.

- A separação entre Igreja e Estado.

- A absoluta liberdade de consciência.

- A responsabilidade individual diante de Deus.

- A autenticidade e apostolicidade das igrejas.

 

Outras Características Doutrinária dos Batistas da Convenção Batista Brasileira

 

Caracterizam-se também os batistas:

 

- Pela intensa e ativa cooperação entre suas igrejas;

- Não havendo nenhum poder que possa constranger a igreja local, a não ser a vontade de Deus, manifestada através de seu Santo Espírito,

- Os batistas, realizam uma obra geral de:

a)- Missões;

b)- Evangelização;

c)- Educação teológica, religiosa e secular;

e)- Ação social e de beneficência.

- Organizam associações regionais e convenções estaduais e nacionais, não tendo estas, no entanto, autoridade sobre as igrejas, devendo suas resoluções ser entendidas como sugestões ou apelos.

- De quando em quando, as circunstâncias exigem que sejam feitas declarações doutrinárias que esclareçam os espíritos, dissipem dúvidas e reafirmem posições. Cremos estar vivendo um momento assim no Brasil, quando uma declaração desse tipo deve ser formulada, com a exigência insubstituível de ser rigorosamente fundamentada na Palavra de Deus.

VOCÊ TEM CHAMADO?

Como pode um homem [quer um jovem rapaz, quer um adulto] saber se ele foi chamado [por Deus] para ser um líder, Diácono ou pastor?

Como pode ele saber o que é que Deus o está chamando para fazer? Abaixo estão algumas questões a serem consideradas por aqueles que podem estar na fase de sentirem, na fase de ponderação de seus chamamentos.

Por que é importante que cada um, com todo cuidado e oração, considere sua própria chamada, em especial uma chamada para ser um pastor? Estou convencido de que o entrar no ministério pastoral sem o chamado de Deus é um dos maiores enganosos truques do diabo. Isto é assim porque aquele que é enganado e atraído para o ministério pastoral sem ter [a real] chamada de Deus sofrerá grande perda pessoal ou até mesmo [completo] naufrágio em suas vidas e nas vidas dos seus entes queridos. Mas, o que é pior, aquele que se aventura a entrar no ministério pelas razões erradas será impotente para evitar a profanação do santo nome de Deus. O pastor não chamado [por Deus], a pessoa que assume qualquer posição sem ter sido chamada [por Deus], é uma das armas mais eficazes de Satanás. (Ver 1Timóteo capítulo 4; 2Timóteo capítulos 3-4; 2Pedro capítulo 2; Judas; e Apocalipse capítulos 2-3).

 

PACTO DAS IGREJAS BATISTAS

 

  Tendo sido levados pelo Espírito de Deus a aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, e tendo sido batizado, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos unânimes, como um corpo em Cristo, firmar solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte Pacto:

 

Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo andar sempre unidos no amor cristão; trabalhar para que esta igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da igreja, para o auxílio aos pobres e para a propagação do evangelho em todas as nações.

 

Comprometemo-nos também a manter uma devoção particular, a evitar e condenar todos os vícios, a educar religiosamente os nossos filhos, a procurar a salvação de todo o mundo, a começar de nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser correto em nossas transações, fiéis em nossos compromissos e exemplares em nossas condutas; a ser diligentes nos trabalhos seculares, evitar a detração, a difamação e a ira, sempre em tudo visando à expansão do reino do nosso Salvador.

 

Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrar-nos uns dos outros nas orações; ajudar-nos mutuamente nas enfermidades e necessidades; cultivar relações francas e a delicadeza no trato; estar prontos a perdoar as ofensas, buscando,, quanto possível, a paz com todos os homens.

 

Finalmente comprometemo-nos a, quando sairmos desta localidade para outra, unir-nos a uma outra igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste Pacto.

 

O Senhor nos abençoe e proteja para que sejamos fiéis e sinceros até a morte.

 

Nossa VISÃO

 

Ser uma igreja onde as pessoas experimentem o amor e a graça de DEUS, através do Evangelho de JESUS CRISTO

 

Nossa MISSÃO

 

Proclamar o Evangelho de JESUS CRISTO, fazendo discípulos maduros comprometidos e conectados com o corpo de CRISTO e seu Reino, para que glorifiquem a DEUS em suas vidas

 

Nossos PROPOSITOS

 

QUAIS OS PROPOSITOS DE NOSSA IGREJA.

 

Evangelismo Pessoal        -           Evangelismo nos Ministérios       -          

Evangelismo nos Cultos   -           Evangelismo dos Eventos

Evangelismo e Missões: Local, Municipal, Nacional e Mundial

 

Ensino na Escola Bíblica  -           Ensino no culto no lar

Ensino no culto                   -           Ensino e discipulado nos Ministérios

 

- Alegria deve fundir sua vida, com a vida no Espírito Santo, como fonte dos Dons e Ministérios.

 

– A Igreja é o corpo vivo de CRISTO cada membro conectado com o corpo, para formar um organismo vivo.

 

– A igreja deve ter no louvor e adoração uma marca principal:

“Deus habita no meio dos louvores” Sl. 22:3

O louvor e adoração pessoal        -           O louvor e adoração nos cultos

O louvor e adoração no evangelismo e Ministérios.

 

Biografia:

https://www.pibrural.com.br                           Primeira Igreja Batista Rural

https://www.batistas.com                               Convenção Batista Brasileira

https://paraibabatista.wordpress.com/             Ordem dos Pastores Batista Paraibano

 

Telefones Úteis

 

 

Corpo de Bombeiros

 

 

Ligue 190

 

Hora Certa

 

Ligue 130

 

Policia

 

Ligue 190

 

SAMU

 

Ligue 192

 

Convenção Batista Paraibana

 

Ligue 3262-0899

 

Pastor Erivam

 

Ligue 83 – 8865-1283


Calendário especial Batista Brasileiro

 

Aniversário da IB ALFA – Mês de FEVEREIRO

 

Dia da Aliança Batista Mundial

Primeiro Domingo de Fevereiro

Dia de Missões Estaduais

Primeiro Domingo de Agosto

Dia de Missões Mundiais

Segundo domingo de abril

Dia dos Pais

Segundo Domingo de Agosto

Dia do Plano Cooperativo

Terceiro Domingo de Abril

Dia de Missões Mundiais

Segundo Domingo de Setembro

Dia da Escola Bíblica

Quarto Domingo de Abril

Dia das Crianças

Dia Nacional do Evangelismo Pessoal

 

12 de Outubro

Dia das Mães

Segundo Domingo de Maio

Dia Batista do Brasil

15 de Outubro

Dia Batista da Comunicação

Quarto Domingo de Maio

Dia Batista da Oração Mundial

Primeira segunda de Novembro

Dia do Pastor

Segundo Domingo de Junho

Dia da Educação Teológica

Terceiro Domingo de Novembro

Dia da Educação Feminina

Vinte e três de Junho

Dia de Ação de Graças

Ultima Quinta de Novembro

Dia da Juventude Batista

Primeiro Domingo de Agosto

Dia da Bíblia

Segundo Domingo de Dezembro